CRB Brasília

“A multidão dos que acreditavam era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum.” At 2, 32

A Conferência dos/as Religiosos/as da Regional Brasília compreende o Distrito Federal, Formosa e Luziânia. Tem sua data de fundação no ano de 1974. Hoje conta com a presença de em torno de 146 congregações, somando um número aproximado de 800 Religiosas e Religiosos, em 174 Comunidades.
Depois de ter iniciado o funcionamento de seu escritório com uma sede própria muito pequena, a memória oral de alguns religiosos narra que a CRB se deparou com a necessidade de vender a sede, pois era pouco funcional e situada em um edifício onde os custos condominiais eram exagerados. Os ganhos referentes à venda foram utilizados para a reparação de duas salas de propriedade da CRB Nacional, em Brasília, onde a partir daquele momento a CRB Regional passou a utilizar o espaço de duas salas como sede cedida gratuitamente pela CRB Nacional. Desta forma a CRB Regional Brasília tinha seu endereço: SDS Bl. H – Nº 26 Salas 509/510 – Ed. Venâncio II - 70393-900 Brasília – DF.

NECESSIDADE:
Alarga o espaço de sua tenda, estica as estacas.....

Na pauta de assuntos da XXI Assembléia Geral da CRB, realizada em Julho de 2007, constava o item “transferir a sede nacional”. Após apresentação, esclarecimentos e justificativas foi aprovada e delegada à Diretoria eleita o processo de mudança da sede nacional do Rio de Janeiro para Brasília, durante o Triênio.
A partir de agosto do mesmo ano iniciam-se as negociações. A atual presidente da CRB nacional visita as salas do 5º andar do Ed. Venâncio II, no centro de Brasília, e se demora mais tempo no espaço ocupado – salas 509/510 – pela CRB Regional. Com a diretoria Regional abre-se um diálogo a respeito da transferência da sede nacional para Brasília.
Na segunda quinzena de agosto, acelera-se o processo. É preciso alargar a tenda. Se faz necessário agilizar as forças e ferramentas para encontrar soluções adequadas, assertivas e velozes diante da demanda apresentada.
A partir de 01 de janeiro de 2008, com o início do processo de transferência da CRB Nacional para Brasília, a CRB Regional passou a estabelecer-se, provisoriamente, em um espaço cedido ad tempus por uma das comunidades religiosas da Regional. As estacas da tenda das Irmãs Religiosas da Assunção se alargaram e acolheram aconchegantemente, a sede da CRB Regional. Os laços ternos e fraternos daquela comunidade com as/os membros da CRB se estreitaram ainda mais. Foi uma linda e profícua experiência de intergongregacionalidade. O espaço das salas no Venâncio II foi liberado e a sede da CRB Nacional podia então armar sua tenda em Brasília.

DESAFIO:
                        Diga a essa geração avança! Ex 14, 15.

Avançar para que direção? Para o mar? Com que instrumentos?  Muitas buscas foram realizadas com o fim de conseguir um espaço cedido gratuitamente; todavia, as buscas revelaram-se sem resultado a médio prazo. A possibilidade de alugar uma sede é impossível para este Regional, pois as contribuições das comunidades são limitadas e os custos de atividades de animação e articulação às quais a CRB prioriza investimento e dedicação, assim como a manutenção ordinária, não o permitem.  O que fazer?

ENCAMINHAMENTOS:

Estudos realizados pelos membros da Diretoria da CRB Regional de Brasília, com a ajuda de assessores, indicaram como única solução possível para a continuidade da organização Regional da CRB em Brasília a aquisição de uma sede própria.
Para tanto, depois de pesquisas e discernimento com a diretoria de Brasília e em diálogo com a Diretoria Nacional da CRB, optou-se por buscar fundos para conseguir realizar a compra de um imóvel, de modo a não interromper o caminho que já completa 34 anos de percurso.
A meta a que a CRB se propõe é a continuidade da existência da CRB Regional em Brasília, para isso é fundamental a aquisição de um espaço físico para a sede própria ainda no ano de 2008. Esse espaço foi adquirido, com a mutua colaboração entre: CRB Nacional, ADVENIAT e CRB Regional. No caso a CRB Regional ainda tem um valor a ser restituído à sede da CRB Nacional que emprestou o que faltava para quitar a compra na época. Essa época foi dia 16 de junho de 2008.  Tal aquisição permite a continuidade do processo de articulação e revitalização da VR e de sua inserção no contexto sócio-eclesial local.
Neste ano, 2011, temos como meta, no que diz respeito ao espaço físico da CRB Regional, quitar o pagamento e adequar o espaço (reforma) para melhor utilizá-lo.
Este breve histórico quer manter viva a memória do caminho que tantas religiosas e religiosos percorreram e ou estão percorrendo nas sendas da intercongregacionalidade porque acreditam na força da união e do testemunho profético-missionário no mundo de hoje.

Ir. Terezinha Santin,mscs
Presidente CRB Regional Brasília