Segunda feira da Oitava de Páscoa Segunda, 9 de abril de 2012

“Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que à Galileia se dirijam.
Lá me verão” (Mt 28, 10)

A ressurreição de Jesus evoca no homem diferentes sentimentos e, consequentemente, diferentes posturas. As mulheres que viram o fato correram com temor e alegria para anunciar o ocorrido. O próprio Jesus lhes aparece e motiva essa ação. Por outro lado, vemos a postura dos Sumos Sacerdotes que tentam impedir essa mensagem. Tentam encobrir a Verdade com mentiras, reconstroem a realidade segundo as suas expectativas e interesses.
A própria ressurreição, por si mesma, já se impõe. Vencendo a morte, nenhuma negação existe diante desse fato: Jesus vive. Está presente em suas ações, suas palavras, sua mensagem de vida e de comunhão com Deus Pai. Dirigir-se para a Galileia significa retomar a caminhada de Jesus. Como Verbo de Deus, sua mensagem é de vida eterna, não fracassa, não é esquecida ou anulada.
A Vida Eterna conquistada por Cristo no mistério de sua paixão e morte não é ideia a ser provada ou argumentada, mas fato: podemos vê-lo novamente na Galileia, Jesus continua a agir na história humana, salvando-nos e conformando-nos à vontade de Deus. É evidente que isso é sempre caminho, caminho de retomada, de memória, de atualização do mistério do Senhor que nos dá forças para acreditar que a cruz tem um sentido: a glória humana.

Por: Marcelo da Silva, Noviço Barnabita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário