“Corramos com perseverança, com os olhos fixos em Jesus.” (Heb 12,1-2)


Com alegria e esperança iniciamos nossa segunda etapa do curso de extensão módulo - II que tem como tema central: ESPIRITUALIDADE E MISSÃO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS.
Para nos sentirmos bem e acolhidos (as) iniciamos o nosso primeiro dia de encontro com o canto de acolhida, acolhendo cada membro e congregação presente, em seguida invocamos a presença do Espírito Santo em nosso meio, pedindo as luzes necessárias e a abertura do coração para acolher em nosso ser a Palavra de Deus.
Para desenvolver o tema central contamos com a presença do nosso assessor  Pe.Thomas – Verbita, que nos alegrou com sua presença divertida e simples, mas que trouxe na sua bagagem, para partilhar conosco, uma grande riqueza, profundidade e experiência da Palavra de Deus
Ele nos chamou atenção para despertamos a paixão pela pessoa de Jesus através de uma intimidade e vivência da sua Palavra: Paixão no Seguimento, paixão pelo Reino.
Fizemos reflexões sobre a missão de Jesus e a nossa missão, dentro de alguns textos bíblicos, onde percebemos a ação libertadora de Jesus. Falou-nos que não é possível ser discípulo sem ser missionário, assim como não existe missão sem Jesus e nem Jesus sem missão. Todo o fundamento da nossa espiritualidade e missão é o conhecimento de Jesus, senti-Lo como uma presença transformadora e humanizadora.
Somos pessoas frágeis, por isso Deus com sua grandeza age em nossa fragilidade em nossa pequenez para manifestar o seu amor e a sua misericórdia para conosco. Deus não trabalha com aço, mas com fragilidade: “… este tesouro  nós o carregamos em vasos de argila, para que esse poder incomparável seja de Deus e não nosso.” (cf. 2Cor. 4,7).
Dentro da reflexão bíblica ele destacou quatro pontos importantes da vida e missão de Jesus:
·         BATISMO= identidade e espiritualidade/na missão;
·         TENTAÇÃO= discernimento;
·         SINAGOGA= programa de missão;
·         ATITUDE= ação.

Ele nos falou da importância do testemunho que devemos ser para o mundo, porque se a nossa vivência é espelho do mundo lá fora, sem o nosso testemunho, não tem sentido a nossa existência como pessoas que abraçaram a causa do Reino como Consagrados (as).
Dentro da sociedade e da realidade em que vivemos com o avanço da tecnologia, com o mundo do consumismo onde o ter, o poder e o prazer muitos vezes prevalecem, ele nos fez o seguinte questionamento para discutirmos em grupo:

·         Como se manifesta hoje na VRC as tentações do: TER, PODER E DO PRAZER?

Foi um momento muito importante de reflexão e de partilha, onde cada grupo conseguiu destacar como estas tentações, na maioria das vezes, nos atrapalham na nossa vida de comunidade e na missão e que estão muito presentes na nossa VRC. Para nós  é um grande desafio a ser enfrentado e superado, para que assim possamos ter uma vivência mais humanizada e humanizadora  dentro das nossas comunidades e na nossa missão.
Continuaremos caminhando com os olhos fixos em Jesus, pois o seu olhar é de hospitalidade incondicional que nos ama e nos acolhe com tudo que somos e que temos, mas, que nos convida a cada dia a uma mudança de vida, buscando a libertação de tudo aquilo que nos atrapalha e que muito vezes nos impedem de ver o rosto de Jesus no outro (a); liberdade para a missão que nos foi confiada.
“A nossa utopia deve ser: ouvir a vontade de Deus e pô-la em prática.”
Andréia Maria Ferreira Fonseca – Pré-Noviça Passionista

Um comentário:

  1. A síntesi ficou muito bom!!! Parabéns. Deu para perceber que vc fico ligada, na palestra do grande biblista pe. Thomas.

    ResponderExcluir