Chamados à Vida Consagrada Salesiana.


O salesiano em formação inicial é chamado a cultivar, intensa e positivamente, a experiência fundante de Deus. É na experiência do encontro pessoal com Deus que o salesiano encontra sua identidade religiosa. O Senhor nos chama a trabalhar na messe, sem medos e preocupações, pois a messe é grande e os operários são poucos. Para seguir Jesus Cristo radicalmente, há alguma exigência (renúncias) que Deus nos propõe, e também a Congregação Salesiana, para assim nos tornarmos, de fato, religiosos diferentes no mundo contemporâneo, em que vivemos; de fato, sermos pessoas diferentes, com o nosso estilo de vida e amor à vida consagrada e comunitária.
            Jesus fez um chamado radical a todos os seus discípulos, que o seguiam; especialmente àquele discípulo que quer sepultar seu pai, para depois seguir Jesus; só que Nosso Senhor respondeu: “SIGA-ME” (Cf. Mt 8,21). Para o salesiano em formação, o Senhor faz este mesmo convite radical. Esta escolha deve ser uma escolha profunda de Deus; assim, para o noviciado, nós, candidatos, devemos assumir o projeto que Deus nos deu, de sermos DOM BOSCO nos tempos atuais, à luz da vida consagrada salesiana; Deus nos chama a algo profundo e verdadeiro. Temos de ser livres e despojados de muitas coisas, para assumirmos esta liberdade do Senhor da vida, que nos chama para o reino consagrado.
Quanto mais livres, mais libertados somos;  por isto, nosso SIM é pessoal e único. O noviciado é considerado o tempo da formação mais importante, pois nos possibilita conhecer, amar e aprofundar nossa opção, a experiência de Deus e da vida na Congregação.
Ceilândia, 25 de julho de 2011, DF, festa de São Tiago, Apóstolo.
Sebastião Cesário da Cruz Júnior, pré-noviço.


Um comentário:

  1. Que Deus abençoe cada salesiano em formação, munito o texto!!!! Parabéns Júnior

    ResponderExcluir