Maria Madalena Frescobaldi Capponi nasceu em Florença, em 11 de novembro de 1771, cuja capital da Província era Toscana. A vida de Madalena Frescobaldi transcorreu num período atormentado da história.

“Inseridas na missão de Cristo, as Irmãs Passionistas testemunham o poder da Cruz na força do Espírito, empenhando-se a serviço da missão educativo-evangelizadora da Congregação na Igreja, para levar as mulheres exploradas, os ignorantes, os pobres, os pecadores ao coração de Jesus Crucificado”. A espiritualidade específica da Família Passionista é a conformidade a Cristo Crucificado, ou seja, “eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim” (cf. Gl 2,20). “Na Paixão de Jesus Cristo está tudo”; “esse é o caminho mais breve para se chegar à perfeição”; “no mar da Paixão de Cristo se recolhem as pérolas das virtudes”; “a meditação da Paixão de Jesus Cristo constitui o verdadeiro tesouro de que nos fala o Evangelho (Mt 13-14)”; “na meditação da Paixão de Cristo está à escola das virtudes, o alento nos trabalhos, a consolação nas aflições, o incentivo para todo o heroísmo, o bálsamo para todas as virtudes, o alimento da sólida devoção, o forno do divino amor”.
Maria Madalena Frescobaldi, a exemplo de Cristo foi testemunha e sinal vivo de Cristo na sua época, apóstola corajosa, aberta às perspectivas missionárias que animaram a todos e a todas que dela se aproximavam. Ela foi ao encontro das necessidades da Igreja para servir os pobres, guiando-os a Cristo. No rosto de cada pessoa, especialmente transparente pelas suas lágrimas e pelas suas dores, ela descobriu o rosto de Cristo transfigurado pela dor, pelo sofrimento. Ela semeou com mãos cheias sobre o caminho, obras de caridade e de amor, enxugou as lágrimas de quem chorava, sentiu o grito angustiado de tantos irmãos e irmãs que sofriam e ansiavam por Cristo. Foi ao encontro de cada um como a boa samaritana.

Andréia – Pré-Noviça Passionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário