Missão vocacional em Águas Lindas de Goiás


Por: Ir. Lúcia Silva (Missionária Capuchinha)
Os Missionários do GRAVEM - CRB Regional de Brasília - realizaram missão vocacional em Águas Lindas de Goiás de 24 a 27 de março do corrente ano.
Foram momentos fortes de muita oração, caminhada, encontro com jovens, crianças e adultos, almoço comunitário, atendimento fonoaudiólogo, médico, escuta sobre a realidade, protesto contra a criminalidade juvenil, celebrações, visitas às famílias e convivência com o povo. Contamos com a presença de mais ou menos 50 missionários de Brasília, Anápolis, Goiânia e Águas Lindas, terra que recebeu os missionários.
A Paróquia São Francisco de Águas Lindas juntamente com os Freis Capuchinhos, Irmãs Capuchinhas, lideranças  das comunidades e o povo em geral, agradece a presença amiga e fraterna da equipe missionária do GRAVEM. Nossa gratidão e convite para retorno.

Mensagem de despedida a José Comblin

José Comblin
22.03.1923       27.03.2011
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?

          É terceiro domingo da quaresma, o evangelho apresenta Jesus  na beira do poço pedindo água a mulher samaritana. Na cidade de São Salvador da Bahia chove muito. Longe do centro turístico, na região metropolitana, bem na divisa entre Salvador e Simões Filho, num bairro pobre e meio esquecido está o “Recanto da Transfiguração” – uma comunidade de consagradas que vivem a espiritualidade trinitária. Foi nesta casa simples e acolhedora que José Comblin se encontrava. Foi cercado de gente simples que ele  celebrou há dias atrás, seus 88 anos de vida, com direito a bolo e vela para apagar.
          Ao lado da capela num simples quarto, na manhã do dia 27 de março, embalado nos braços da Trindade Santa, José foi para casa do Pai.
          Recebi o telefonema do Frei Luciano da CPT e imediatamente segui para local. No caminho fui avisando aos amigos e amigas, que pudessem ir para lá.
          Cheguei no Recanto da Transfiguração... Comblin estava na cama onde tinha dado o último suspiro. O semblante tranquilo de quem morreu como tinha sonhado... cheguei bem perto, peguei em sua mão, afagei seu rosto e lembrei naquele instante de pessoas que gostariam de fazer aquele mesmo gesto... e disse baixinho: “José esse aperto de mão é em nome do Beozzo, do CESEP, do CEBI, do Carlos Mestres, da Ivone Gebara, das faculdades de teologia onde você lecionou, do Fr Betto, do Marcelo Barros, do Ir Bruno de Taizé, das Comunidades eclesiais de base...e tantos e tantas... é também em nome da Teologia da Enxada!
          Na sala, ao lado do quarto, estavam Frei Luis Cappio, Bispo da Barra (BA), onde atualmente residia Comblin; também Eduardo Hoonaert e a esposa e a Mônica que o acompanhava. Dom Cappio nos convida a celebrar a Eucaristia. Pegamos juntos o corpo do José, levamos para capela, e numa celebração simples, familiar de pouco mais de vinte pessoas, entoamos canções que marcaram a história das comunidades. Rezamos, ouvimos o testemunho dos que ali estavam e dos amigos que conviveram com Comblin.
          Terminada a celebração embalados por canções e preces nos despedimos. Pe José Comblin será sepultado na Paraíba. Lá seu corpo será semeado, no mesmo chão nordestino que acolheu Pe. Ibiapina, Padre Cícero, Margarida Maria Alves, Dom Hélder Câmara...
          Fechei alguns botões da sua camisa; no quarto onde veio a falecer, coloquei no guarda roupa os óculos que ainda estavam sobre a cama. Lá fora a chuva caía fina, algumas pessoas ainda chegavam, quase todos sempre com o mesmo sentimento: Muito obrigado José Comblin!
          Recordei sua profecia, seus escritos, sua lucidez...e  me veio no pensamento a canção:
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?

Pe Edegard Silva Júnior
Presidente da CRB Regional Salvador

Bem vindos ao nosso blog

Olá queridos irmãos e irmãs,
É com grande alegria que iniciamos nosso blog.
Esse espaço que é nosso, e de cada um e de cada uma, que nos visita, deixa seus comentários e torna-se um seguidor.
É certo que hoje, o mundo esta imerso em tecnologias, somos a todos os momentos, convidados a também nos inserir neste mundo da informática.
Pois bem, nós, como formandos, e religiosos, não podemos ficar de fora, temos que saber como utilizar desses meios para favorecer, a nós, um maior contato e aproximação, e este blog, tem o intuito de ser justamente isso,mais uma ferramenta de união fraterna da formação da CRB  de Brasília.
Este blog quer contemplar a formação como um todo: nossa integração, nossa interação, diversão e informação.  Ser um espaço onde cada formando possa deixar suas idéias, opiniões, sugestões, bem como ser um espaço de divulgação de nossas congregações e trabalhos pastorais.
Que esse blog, seja de fato, um espaço privilegiado, onde possamos nos “encontrar” e juntos fazer dele, um belo meio de cada vez mais vivermos o sentido de nossa vocação, onde é preciso que nos ajudemos mutuamente.
Sejam todos bem vindos e bem vindas, este espaço é seu.

          Por:
João Carlos Ribeiro - Noviço Barnabita
Humberto V. de Souza - Noviço Barnabita
Ir. Renato - Marista